COTIZACION REAL

viernes, 10 de julio de 2009

PARQUE NATURAL RAIMUNDO MALTA


Em comemoração ao aniversário de Balneário Camboriú, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam), com divulgação da Secretaria de Turismo, estará disponibilizando, na semana que antecede o “dia do município”, transporte gratuito para que a comunidade local e turistas da cidade conheçam o Parque Natural Raimundo Malta. O complexo ecológico fica no bairro dos Municípios e possui área total de 172.625 metros quadrados. Os ônibus sairão da Praça Tamandaré duas vezes por tarde, entre 13 e 17 de julho: às 14h e 15h30, com retorno em uma hora.

Durante o passeio, os visitantes serão recepcionados pelas educadoras ambientais do parque, que vão mostrar todos os atrativos, desde o Complexo Fitoterápico, onde é desenvolvido projeto Plantas que Curam, com produção de plantas medicinais, as trilhas ecológicas, o Bromeliário (onde há um recanto de bromélias), o parque infantil, até o Viveiro Mata Atlântica, com várias espécies nativas, entre outras atrações.

O Parque Natural Raimundo Malta foi criado em 29 de abril de 1993 (decreto 2.351/93), com o objetivo de colocar a população em contato com a natureza. Lá são desenvolvidas várias atividades, entre educação ambiental, pesquisas da fauna e flora da floresta atlântica e também o trabalho realizado para preservação de espécies animais e vegetais, além de proporcionar turismo ecológico. O parque está localizado ao final da Rua Angelina (sentido esquerdo), junto às margens do rio Camboriú.

Sua administração é realizada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que está sediada no interior do parque, na Casa do Pensamento. A Casa foi inaugurada em julho de 1998 e nela está a Biblioteca Ambiental, sala de palestras, sala de reuniões e setores administrativos da Semam. O Bromeliário é uma atração a parte. No local há cerca de 40 espécies em exposição.

No Viveiro Mata Atlântica é que está o centro de produção florestal, que tem como meta principal, a produção de mudas de árvores nativas, para a recuperação de áreas degradadas e reposição da mata ciliar do rio Camboriú, além do incremento à biodiversidade da bacia hidrográfica do rio. Há ainda uma grande área de lazer, com parquinho, sanitários, trilha para corridas e estacionamento para visitantes.

O Parque Natural Raimundo Malta proporciona um estreito contato com a natureza e também educação ambiental, pois tem seus portões abertos aos estudantes da cidade. Crianças, jovens e adultos encontram nas trilhas, a contemplação a uma vegetação diversificada, na qual o manguezal encontra as árvores de terra firme e as diversas espécies de aves, anfíbios, répteis, crustáceos, ofídios, insetos e pequenos mamíferos, todos vivendo em harmonia. A entrada é gratuita e está aberto diariamente.

SERVIÇO:
O quê? Visita ao Parque Natural Raimundo Malta
Onde? Saída da Praça Tamandaré, duas vezes por tarde
Quando? 13 a 17 de julho, às 14 e às 15h30.
Como? Passeio gratuito de ônibus cedido em parceria com a Expressul e visita de uma hora de duração
Porquê? Em alusão ao aniversário de Balneário Camboriú (20/07)